24 de novembro de 2011

Dicas e Relatos BMB: Fazendo você mesmo a decoração com balões.

Quando a gente decide fazer uma festa por conta própria, alguns itens já são meio óbvios para as primeiras providências. Bolo, salgados e doces, copinho, pratinho, garfinho... e, logicamente, os balões. Porque, afinal, balão e festa são praticamente sinônimos.

Quando você decide fazer a festa em casa ou salão do prédio, você pode optar por contratar o serviço de decoração com balões. Mas, com tantos recursos de pesquisa, você pode lançar-se no desafio de fazer a própria decoração de balões, mesmo saindo dos comuns “montinhos nos cantinhos das paredes”. Olha, pode não ser tãããão simples, mas não é impossível.



Seguem algumas dicas, para guiá-los nessa decisão.

1. Só se comprometa por fazer você mesmo a decoração de balões se você tiver certeza de que terá tempo para tanto. Essa é atividade é demorada e um pouco cansativa, dependendo do que você pretende fazer. Por vezes, o melhor é começar a fazer arcos e pilastras de balão no dia anterior.

2. Se você vai encher balões com um ou dois dias de antecedência da festa, procure balões de boa qualidade, das marcas preferidas dos decoradores profissionais. Na internet você encontra dicas de como dar nós. Isso tudo para evitar que os balões esvaziem e estraguem a decoração. Balões vazios podem inclusive desorganizar arcos e pilastras e são muito difíceis de substituir. Também não é recomendado encher os balões na sua total capacidade.

3. Recrute ajudantes. Se até profissionais trabalham em equipe, porque você faria tudo sozinho???

4. Nem pense em inflar os pulmões para isso!!! No final, você estará esgotado e com uma baita dor de cabeça. Dependendo do tipo de balão, você ficará desse jeito e os balões continuarão vazios. Providencie infladores manuais ou tente descolar um compressor de ar, desses usados para pintura mesmo. Você vai ver que é uma mão na roda! O trabalho fica muito mais rápido!

5. Defina as cores de acordo com o tema (ou outro critério), mas tente não usar muitas cores. Existem pacotes de balões de uma mesma cor, mas geralmente tem muitos, pode acabar sobrando muito balão, que fica encalhado depois, principalmente os estampados ou de cores menos comuns.

6. Passeie pelas lojas de artigos para festas, para conhecer os modelos de balões. Hoje o mercado tem estampas e formatos variados e uma variedade de cores incrível. Mas consulte também sobre a forma de uso dos balões.Alguns só podem ser usados com gás hélio, alguns não ficam bem fixados em hastes.

7.Decida em que vai usar os balões, e pesquise sobre os diferentes tamanhos e quais lhe atendem melhor. Os mais comuns são os balões 6,5’ e 7’(encontrados em qualquer mercado ou padaria, rsss). Mas, para arcos, pilastras e enfeite maiores, pode valer a pena investir em balões de 9’. São maiores, rendem mais na decoração. Para centros de mesa, pode ser melhor usar o de 5’ em hastes, ou maiores, com gás hélio (para deixá-los mais altos e não atrapalharem a conversa).

8. A gente até planeja, mas na hora de montar a decoração é que temos real visão de onde devemos colocar os balões. Tente preencher bem todos os espaços, para não ficar espaço vazio, mas com cuidado para não “poluir” nenhuma área, principalmente onde os convidados circularão mais. Em áreas destinadas a pista de dança ou brinquedoteca, por exemplo, pode ser legal deixar alguns balões soltos pelo chão. A criançada se diverte e pode render boas fotos.

9. Depois de calcular aproximadamente a quantidade de balões que vai usar, parta para a pesquisa de preços. Se seu projeto de decoração for muito grande e tiver balões para decoração profissional, pode ser que a relação custo X benefício não valha muito a pena. Balões de 9’ são  vendidos em lojas especializadas e saem mais caros. Para as empresas de decoração, que compram em grandes quantidades, os balões saem bem baratos. Então, no seu planejamento, calcule o valor POR BALÃO, que é o como as empresas de decoração apresentam seus orçamentos. Compare e pondere. Lembre de também levar em consideração a mão de obra.

Para quem ficou muito empolgado e acha que vale a pena o investimento, existem no mercado DVDs que ensinam artes com balões. Mas, se você não quer esse gasto, indico aqui dois sites (em inglês) que podem ser úteis no planejamento de sua decoração de balões.

Simulador de arcos e colunas (aqui)
Calculador de balões (aqui)

Espiral colorida de balões (aqui)


E deixo aqui um vídeozinho para estimulá-los.

 

Boa sorte e sucesso em sua festa!

Adriana, mãe da Diana.