18 de julho de 2011

Musicalização Infantil na 307 Norte

Acredito que nem todo mundo saiba desse projeto, pois foi uma novidade para mim quando soube, mas na quadra 307 da Asa Norte estão acontecendo aulas de música para crianças.

O projeto "Musicalização Infantil na 307 Norte" é uma iniciativa de um grupo de pais moradores da quadra, sem fins lucrativos e seguindo os moldes do projeto "Música para Crianças" da UnB. Quem ministra as aulas é uma professora que trabalhou por vários anos no projeto da UnB, acompanhada de outro professor assistente.

O projeto é desenvolvido com crianças até 5 anos e crianças entre 5 e 15 anos, com aulas de 50 minutos de duração, uma vez por semana. Sendo as crianças das turmas até 5 anos acompanhadas de 1 responsável.

Ele pretende trabalhar os vários estilos de música, com foco na música brasileira, e apresentar alguns outros estilos musicais, bem como apresentar instrumentos e suas aplicações nas mais diversas formas de expressão musical.

O elemento sequencial é muito presente nas aulas, pois as crianças pequenas necessitam de certa previsibilidade para organizar-se melhor psicossocialmente.

A área de musicalização é importante na educação, principalmente infantil, porque além de desenvolver a musicalidade, realizar esse tipo de trabalho ajuda a melhorar a sensibilidade das crianças, a capacidade de concentração e a memória, trazendo benefícios ao processo de alfabetização e ao raciocínio matemático. "A música estimula áreas do cérebro não desenvolvidas por outras linguagens, como a escrita e a oral. É como se tornássemos o nosso 'hardware' mais poderoso", explica a pedagoga Maria Lúcia Cruz Suzigan, especialista no ensino de música para crianças.

Essas áreas se interligam e se influenciam. Sem música, a chance é desperdiçada. Segundo Maria Lúcia, quanto mais cedo começar o trabalho, melhor.

Crianças que crescem ouvindo, cantando e "dançando" ao som das batidas de alguma música estão desfrutando do que cientistas chamam de "riqueza sensorial". A música é um elemento fundamental nesta primeira etapa do sistema educativo. A criança começa a expressar-se de outra maneira e é capaz de integrar-se ativamente na sociedade, porque a música o ajuda a desenvolver autonomia em suas atividades habituais, assumir cuidado de si mesmo e ampliar seu mundo de relacionamentos. A criança que tem contato com a música aprende a conviver de melhor maneira com outras crianças, estabelecendo uma comunicação mais harmoniosa.

Os professores são a Danielle Vaz e o Alexandre de Paula.

O valor da matrícula é R$ 75,00 (para cobrir os gastos iniciais com material).
O valor da mensalidade é de R$ 80,00.
Desconto de pontualidade de 6,25% para quem pagar até o dia 10 de cada mês!

Turmas em Andamento

De 0 a 5 anos: terça-feira - 9h
Acima de 5 anos: quarta-feira: 16h

Novas Turmas

De 0 a 5 anos: quarta-feira - 16h
De 0 a 5 anos: quinta-feira - 9h
Acima de 5 anos: terça-feira - 16:30h
Acima de 5 anos: quarta-feira - 9h

O bom é que ainda há vagas (por enquanto) em todas as turmas, que são de no mínimo 7 e máximo 15 alunos.

Se ficou interessado em participar do projeto entre em contato enviando um e-mail para musica307n@gmail.com informando o nome do seu filho(a) e idade, nome do responsável, telefone e email para contato, e o dia/turno de interesse.

Caso queira assistir uma aula sem compromisso, fique à vontade!