8 de julho de 2011

Decoração de festa infantil: faça você mesma!


Toda mãe sonha com uma festa perfeita para o seu filho, não é mesmo? Eu pelo menos sou assim. Mas, muitas vezes, a festa dos seus sonhos não cabe no seu orçamento... O que fazer? Desistir? Jamais!

Foi na busca de fazer uma festa boa, bonita e barata para a minha caçulinha Kirsi que adotei o lema “faça você mesma” e fiquei super satisfeita com o resultado.

O tema da festa foi Abelhinhas e toda a decoração (tudo mesmo!) foi feita por mim.

A princípio eram apenas bonecas de EVA 3D para os centros de mesa, mas na minha inexperiência, comprei tanto material, que acabei tendo que criar outras coisas para não haver desperdício.

A cada nova pesquisa na internet surgiam novas idéias e no fim acabei montando uma festa inteira utilizando materiais de baixo custo e reutilizando potinhos de papinha, latas de leite e papelão.

Confiram agora o resultado e algumas dicas de como fazer, bem como sites que me auxiliaram nessa deliciosa tarefa.

Boneca de EVA 3D: a primeira vista, parece bem difícil, mas vale o esforço, pois ficam lindas. Depois que se pega o jeito, a imaginação viaja e de um molde básico dá para fazer vários temas. Foram 10 centros de mesa, 40 ponteiras e uma grande para o bolo. Teve quem chegasse cedo à festa só pra ficar com o centro de mesa de lembrança...rs.
Para o centro de mesa peguei uma lata de mucilon, cobri com EVA de plush e sentei a boneca na tampa. Ficou uma graça!



           
Passo a passo aqui e aqui.

O bolo cenográfico: a estrutura é toda em papelão, coberto com EVA, sobre uma base de isopor. A partir daí, use sua criatividade e decore com o que quiser. Não sabia se ia conseguir um bom resultado, mas pelos elogios que recebi, acho que deu certo!


Passo a passo aqui.

Suporte para cupcakes: feito com isopor, lata de leite, cartolina e fita. Apesar de ser para cupcakes, você pode usar para o que quiser, eu coloquei os potinhos de papinhas decorados, que por sinal ficaram uma graça.


Passo a passo aqui e aqui.

Potinhos de papinha: cobri a tampa com EVA e colei um lacinho de fita comprado pronto. No vidro coloquei uma fita de cetim em volta e colei uma flor de cartolina para esconder o acabamento.


Passo a passo da tampa de potinho aqui e aqui.

Pompons de papel de seda: práticos e fáceis de fazer podem ser utilizados em vários lugares da sua festa. Eu usei na parede, em substituição aos convencionais balões, sobre o suporte de potinhos, sobre a mesa e improvisei umas árvores.



Passo a passo aqui.

Árvores: a copa da árvore é feita de pompom de papel de ceda, o caule é um pega balão e a base é uma lata de leite coberta com cartolina e para dar um toque sofisticado peguei uma fita e coloquei um laço na lata e outro na copa. O resultado foi surpreendente.



Bandeja: outro caso de puro improviso. Minha intenção era comprar bandeja de MDF e pintar, mas além de caro seria muito trabalhoso, então peguei um resto de papelão que sobrou do bolo, fiz uma caixa e cobri com cartolina. Para o acabamento usei meu coringa, a fita de cetim.



Forminha de origami: essa forminha eu vi numa festa, achei legal e resolvi aprender, desmontei para saber como se fazia e depois de quebrar um pouco a cabeça consegui. Fiz do meu jeito, mas depois achei um vídeo que explica direitinho. Você pode fazer que vários tamanhos e dá um charme todo especial a decoração.


Passo a passo aqui e aqui.

Para completar a decoração da mesa você pode usar bombons, docinhos, brigadeiro de copinho, ou mousse em tacinhas pequenas e o que mais a sua imaginação permitir!

A toalha de mesa pode ser bem simples também, ou pode até ficar sem toalha se a mesa for bonita.

E foi assim que, de forma bastante econômica, mas muito criativa, pude dar vida à festa da minha “abelhinha”.

Mais ideias aqui.
           
                        Lidiane, mãe do Cáulon, da Maeve e da Kirsi.

Depois do sucesso da festa da Kirsi, familiares e amigos, encantados com os dotes artísticos da Lidi, passaram a encomendar itens de decoração e lembrancinhas, afinal, não é todo mundo que, mesmo tendo à sua disposição todo o passo a passo que ela compartilhou aqui, tem o dom ou mesmo tempo de executar sozinho.

Confiram abaixo as criações que vieram após a festa de abelhinha e, tendo interesse em fazer também seu orçamento ou encomenda, entre em contato com ela pelo e-mail cmkarteva@gmail.com.

Outros modelos estão em fase de finalização e em breve mostraremos aqui para vocês.




Outros modelos no cmkarteemeva.blogspot.com